Cultura

Albano Jerónimo e Lígia Roque são os protagonistas de ‘Quarteto’

Foto: Alexandre Azinheira

Foto: Alexandre Azinheira

Peça de Heiner Müller parte de Ligações Poderosas de Choderlos de Laclos e aborda um jogo de sedução e manipulação de dois ex-amantes

Albano Jerónimo e Lígia Roque – dois atores que protagonizaram algumas das mais sonantes produções do Teatro Nacional São João (TNSJ) – são os intérpretes de ‘Quarteto’, que se estreia dia 21 de janeiro, no Teatro Carlos Alberto, no Porto.

O texto de Heiner Müller parte de Ligações Poderosas de Choderlos de Laclos, romance epistolar do final do século XVIII, cuja história já foi alvo de várias adaptações, sendo uma das mais conhecidas o filme protagonizado por Glenn Close e John Malkovich.

O dramaturgo alemão é uma das consciências mais agudas da dilacerada Europa do pós-guerra, cujo teatro convoca antigos e modernos, mortos e vivos, para a encruzilhada da História.

‘Quarteto’ revela-nos o jogo de sedução e manipulação de dois ex-amantes – a marquesa de Merteuil e do visconde de Valmont – que também mudam de papéis entre si e que interpretam mais duas personagens: a Madame de Tourvel e a jovem Volanges.

A conceção e encenação de ‘Quarteto’ é da responsabilidade de Carlos Pimenta que tem projetado, com enorme sucesso, novas leituras de clássicos contemporâneos como ‘A Voz Humana’, de Cocteau, ou ‘À Espera de Godot’, de Beckett.

“O tempo não está disposto a mudar as suas regras e os velhos amantes confrontam-se com aquilo que agora são. Os seus corpos têm um destino já traçado”, sintetiza Carlos Pimenta.

O espetáculo resulta de uma coprodução do TNSJ e do Centro Cultural de Belém (CCB).

Quarteto está em cena até 7 de fevereiro no TeCA: quarta-feira às 19h00, de quinta a sábado, às 21h00, e no domingo, às 16h00.

O preço dos bilhetes é de 10 euros. Após a temporada no Porto, a peça estará em cena no CCB, em Lisboa, entre 18 e 21 de fevereiro.

Em destaque

Subir