Desporto

Alargamento do campeonato para 18 clubes vai mesmo avançar

mario_figueiredoA Liga Portuguesa de Futebol Profissional vai apresentar, no próximo dia 12 de março, uma proposta que tem em vista o alargamento da I Liga de 16 para 18 clubes, encontrando as duas vagas-extra com um mini-campeonato entre os dois últimos classificados na Liga principal e o 3.º e 4.º classificados da II Liga.

Mário Figueiredo, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, vai apresentar na próxima assembleia-geral do organismo, a 12 de março, a proposta de alargamento do escalão principal de 16 para 18 clubes, apresentando uma solução que não belisque os clubes.

“Vou propor alargamento, mas a decisão está nas mãos dos clubes”, disse o presidente da Liga, justificando que a realização de uma ‘liguilha’ é a solução mais justa: “É a solução que me parece premiar o mérito desportivo”.

O novo presidente da Liga de Clubes negou, ainda, alguma vez ter prometido que não haveria despromoções à II Liga. Mário Figueiredo disse que a “assembleia geral é soberana para decidir” e salientou que se os clubes decidirem simplesmente o alargamento o que os regulamentos preveem é que não haja descidas.

Na conferência de imprensa, realizada esta terça-feira no Porto, Mário Figueiredo falou ainda de direitos televisivos, numa altura em que 21 clubes decidiram centralizar os seus direitos, negociando-os de forma coletiva.

“Somos dos últimos países em que os direitos de TV não estão centralizados”, disse o presidente da Liga, revelando que encomendou um estudo sobre o assunto, que será apresentado no dia 12 de março, no Conselho de Presidentes.

Mário Figueiredo acrescenta ainda que o mercado televisivo “vale 200 milhões de euros e só 70 é que chegam aos clubes”, lembrando ainda que a Comissão Europeia “acabou com monopólio da Sky em Inglaterra” e que o Governo italiano obrigou à centralização de direitos. Em Portugal, o líder da Liga lamenta: “Infelizmente, o Governo português parece não se querer meter no assunto”.

Em destaque

Subir