Mundo

Al-Qaeda entra nos carris? Bild aponta comboios europeus como próximos alvos de atentado

tgvx210tgvOs comboios de alta-velocidade na Europa devem ser os próximos alvos da Al-Qaeda, aponta o Bild. O jornal alemão refere uma interceção de uma conversa telefónica realizada pela agência norte-americana NSA e salienta que as autoridades alemãs estão a reforçar a vigilância sobre a ferrovia.

O Bild, o jornal mais vendido na Alemanha, assegura que a Al-Qaeda está a estudar as linhas de caminho-de-ferro da Europa para planear o próximo atentado. A rede terrorista deverá ter como alvo os comboios de alta-velocidade, locais estratégicos como túneis, pontes e até estações ou a rede de eletricidade de suporte à ferrovia.

A notícia baseia-se nas informações recolhidas pela NSA, a agência de segurança interna dos EUA que está debaixo de polémica pela alegada espionagem de todos os utilizadores da internet. O Bild cita uma conversa telefónica, intercetada há semanas pela NSA, entre dois elementos do comando da Al-Qaeda que abordaram o início de uma série de atentados na rede ferroviária.

O Ministério do Interior da Alemanha já desvalorizou o artigo do Bild, referindo que não são conhecidos novos alertas contra ataques terroristas. Porém, o jornal insiste que as autoridades reforçaram a vigilância sobre as estações e as linhas de alta-velocidade, assim como as equipas de polícias à paisana.

Em destaque

Subir