Mundo

Al-Jazeera tem vídeo dos ataques de Toulouse e decide hoje se o difunde

toulouse_atentadoO vídeo dos ataques de Mohammed Merah em Toulouse poderá ser difundido no Al-Jazeera, que já entregou as imagens à polícia. O canal televisivo situado no Qatar garante ter na sua posse o registo dos dois atentados que mataram sete pessoas: três crianças, um adulto e três militares. Sarkozy já pediu para que as imagens não sejam exibidas. Merah seguia numa mota quando disparou e testemunhas garantem que gravou um vídeo enquanto disparava.

O canal Al-Jazeera diz ter na sua posse o vídeo que Mohammed Merah fez, durante os dois atentados. As imagens foram entretanto entregues à polícia, mas esta estação com sede no Qatar pondera difundir o vídeo.

Em declarações ao canal francês BFM TV, o diretor da delegação de Paris Al-Jazeera, Zied Tarrouche, prometeu uma decisão para hoje, prometendo “avaliar todos os riscos e consequências” que a difusão do vídeo possa ter na opinião pública.

A Al-Jazeera promete não ceder a “sensacionalismos”, quando decidir o que vai fazer com as imagens que Merah gravou (segundo testemunhos), no momento em que disparava na direção das vítimas.

Mohammed Merah disparou contra uma escola judaica de Toulouse e matou três crianças (de 3, 6 e 10 anos) e um professor (de 30 anos). Noutro ataque, também em março, matara três militares.

Nos dois casos, seguia de moto e disparou indiscriminadamente. Consigo transportava uma câmara de filmar que lhe permitiu criar um vídeo, segundo garantem algumas pessoas que assistiram aos crimes. Esse vídeo chegou às mãos da Al-Jazeera.

Nicolas Sarkozy, Presidente francês, já pediu à cadeia televisiva para que não torne público o registo.

Em destaque

Subir