Ralis

Al-Attyah vence etapa mas Peterhansel lidera Dakar

paulo goncalvesNasser Al-Attiyah impôs-se na terceira etapa do Rali Dakar, deixando o segundo mais rápido, Robby Gordon, a mais de um minuto, numa tirada onde Stéphane Peterhansel foi o terceiro mais veloz, mantendo assim o comando da classificação geral.

Numa etapa onde Paulo Gonçalves foi o segundo mais rápido nas motos, a competição dos automóveis viu Carlos Sainz perder mais meia hora já na fase final da classificativa,. Uma jornada aziaga para o espanhol, como o foi para Giniel de Villiers.

O sul-africano, ex-vencedor do Dakar, perdeu mais de meia hora, enquanto Krystof Holowczyk – que é navegado por Filipe Palmeiro – não evitou um acidente após 40 quilómetros de especial. Embora o português nada tenha sofrido, o polaco sofreu uma lesão nas costas.

peterhansel

Já Paulo Fiúza, co-piloto de Orlando Terranova, teve um dia mais positivo, uma vez que o argentino foi 16.º na etapa, ocupando a oitava posição na classificação geral, onde Carlos Sousa desceu para o 17.º lugar. Isto porque o piloto de Almada não foi além do 26.º tempo na tirada.

Nas motos, e um dia depois de Ruben Faria conseguir ascender à segunda posição da classificação geral, foi a vez de outro português brilhar. O veterano Paulo Gonçalves conseguiu gastar apenas mais um minuto que o vencedor da etapa, Francisco ‘Chaleco’ Lopez, e assim ser o segundo mais veloz da tirada.

paulo goncalves420

Ruben Faria teve um dia menos positivo, uma vez que ficou parado no início da classificativa e perdeu 18 minutos, caindo para a 11.ª posição da classificação geral.

Mesmo assim o azar do algarvio não se comparou ao de Hélder Rodrigues, que um dia depois de ter ficado sem gasolina na sua Honda voltou a descer na classificação, para o 28.º lugar, encontrando-se agora a quase meia hora do líder.

O líder que passou a ser Cyril Desprès, ainda que o francês da KTM tenha sido apenas o terceiro mais rápido, uma vez que Lopez Contardo se atrasou neste terceiro dia e ficou agora a 2m51 do novo comandante.

Já Mário Patrão teve um dia mais positivo que o da véspera, ao levar a sua Suzuki a realizar o 56.º tempo, bem melhor do que Pedro Bianchi Prata, que se quedou pela 78.ª posição na tirada.

Classificação

Automóveis

1.º Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Mini All4 Racing) 5h34m26s
2.º Nasser Al-Attiyah/Lucas Cruz (Buggy Demon Jeffries) +6m33s
3.º Lucio Alvarez/Bernardo Graue (Toyota Hilux) +18m11s
4.º Leonid Novistkiy/Konstantin Zhiltsov (Mini All4 Racing) +21m10s
5.º Carlos Sainz/Tomo Gottschalk (Buggy Demon Jeffries) +21m16s
6.º Giniel DeVilliers/Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux) +30m22s
7.ºNani Roma/Michel Perin (Mini All4 Racing) +32m56s
8.º Orlando Terranova/Paulo Fiúza (BMW X3 CC) +35m13s
9.º Bernard Errandonea/Arnaud Debron (Buggy SMG) +38m32s
10.º Ronan Chabot/Gilles Pillot (Buggy SMG) +39m40s

Motos

1.º Cyril Desprès (KTM) 6h15m03s
2.º Lopez Contardo (KTM) +2m51s
3.º Pal-Anders Ullevaseter (KTM) + 4m59s
4.º Olivier Pain (Yamaha) +6m03s
5.º David Casteu (Yamaha) +6m08s
6.º Israel Esquerre (Honda) +6m19s
7.º Frans Verhoeven (Yamaha) +8m08s
8.º Jordi Viladoms (Husqvarna) +9m08s
9.º Stefan Svitko (KTM) +9m40s
10.º Jakub Przygonski (KTM) +9m45s

Em destaque

Subir