Motores

Al-Attiyah vence etapa e Sainz fica mais perto do triunfo final

A 12ª etapa do Rali Dakar 2018, numa extensão de 523 km entre Chilecito e San Juan (Argentina) viu Nasser Al-Attiyah regressar aos triunfos na competição dos automóveis, batendo Stephane Peterhansel por dois minutos, num dia em que inicialmente foram dois pilotos da X-Raid Mini, Orlando Terranova e Mikko Hirvonen, a liderar. Depois foi a vez de Bernhard Ten Brinke assumir a dianteira. Mas o holandês da Toyota a meio da especial não conseguiu resistir ao maior andamento de Al-Attiyah e Peterhansel.

Não obstante ter sido o piloto que menos tempo perdeu para Nasser Al-Attiyah, Stephane Peterhansel não conseguiu ganhar tempo suficiente a Carlos Sainz para ameaçar a sua liderança na classificação geral, parecendo que o espanhol da Peugeot caminha para a sua segunda vitória no Dakar. O madrileno terminou a etapa 18 minutos do vencedor, mas na ‘geral’ tem 45 minutos de vantagem sobre Peterhansel.

Com apenas 489 km cronometrados por disputar, e tendo-lhe sido retirada a penalização de 10 minutos que lhe fora aplicada na quarta-feira, ‘El Matador’ tem tudo para vencer a prova e dar à Peugeot a vitória na sua despedida do Rali Dakar.

Entre o ‘clã’ Toyota Giniel de Villiers ganhou um minuto a Orlando Terranova, para terminar entre os três primeiros do dia, significando que o único piloto da X-Raid Mini ainda em condições de disputar um top três ficou mais longe. Mas o sul-africano está 20 minutos atrás de Al-Attiyah e nove atrás de Ten Brinke, que luta pelo último lugar do pódio neste ‘Dakar’.

 

Em destaque

Subir