Categorias: Nas Notícias

Ajuda externa australiana a Timor-Leste ultrapassa 62 ME este ano

A ajuda externa australiana a Timor-Leste este ano deverá ultrapassar os 100 milhões de dólares australianos (62 milhões de euros), com programas de melhoria da nutrição, apoio a mulheres e desenvolvimento inclusivo, entre outros.

O pacote de ajuda externa que abrange o ano fiscal australiano – 01 de julho de 2019 a 30 de junho de 2020 – foi confirmado em encontros entre representantes diplomáticos australianos e o Governo, no âmbito do Diálogo com Parceiros de Desenvolvimento que decorre em Díli esta semana.

“Trabalhamos com o Governo e o povo de Timor-Leste para apoiar as suas prioridades e os seus programas, com apoios em três áreas estratégicas: economia, pessoas e sociedade”, segundo programa australiano.

“Transversalmente a todos os programas, damos prioridades a melhorias de nutrição, empoderamento de mulheres e meninas e apoio ao desenvolvimento inclusivo”, refere.

O programa de 2019-2020 concretiza um aumento de cerca de cinco milhões de dólares australianos face aos últimos dois anos, representando 2,5 por cento do total da ajuda externa da Austrália e cerca de 31 por cento de toda a assistência externa que Timor-Leste recebe.

Em concreto, a maior fatia do pacote de assistência – cerca de 30 por cento – será canalizado para o setor da governação, com apoios significativos em educação, infraestrutura, agricultura pesca e água.

“A Austrália está empenhada em ser um parceiro eficaz, recetivo e de longo prazo. Somos o maior parceiro de desenvolvimento de Timor-Leste”, refere o Governo australiano, num documento de resumo do pacote de ajuda externa.

“A Austrália tem um forte interesse num Timor-Leste próspero e estável”, refere ainda.

O Governo nota que no ano financeiro 2017-2018 a ajuda externa alcançou mais de 140 mil pessoas com melhorias em serviços de saúde, educação, água e saneamento, com 35 mil alunos a beneficiarem de vários tipos de apoio.

O programa, refere o Governo, ajudou a criar mais de dois mil empregos e melhorou os rendimentos a mais de 3.500 pessoas, com programas de melhoria nas infraestruturas rurais e na ligação dos produtores ao mercado.

 

ASP // FST

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: ÁsiaTimor-Leste

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias