Economia

Ajuda a Portugal: 78 mil milhões acordados com a troika

Previam-se 80 mil milhões e a verdade é que as previsões não falharam por muito: Portugal vai receber um total de 78 mil milhões de euros de ajuda financeira, num programa que prevê, no entanto, eventual recapitalização. José Sócrates anunciou também as medidas que este resgate implica.

As previsões iniciais sobre o valor do empréstimo a Portugal erraram por pouco: o pacote de ajuda definido atinge os 78 mil milhões de euros, ao abrigo do acordo estabelecido com a troika, com o qual José Sócrates se congratula.

Este acordo que foi estabelecido com a troika define como metas o cumprimento de défice de 5,9 por cento no ano em curso, 4,5 por cento no próximo ano e três pontos percentuais em 2013. Portugal terá assim três anos para controlar o défice.

O programa de ajuda financeira será aplicado, precisamente, ao longo deste período de três anos e poderá integrar uma recapitalização. No entanto, esta medida de acerto só irá avante caso seja necessário.

O primeiro-ministro demissionário considera que este acordo é “positivo” para Portugal.  José Sócrates garante o pagamento dos subsídios de férias (sem que o mesmo se processe em produtos de poupança) e só serão feitos cortes nas reformas de valor igual ou superior a 1500 euros.

Em destaque

Subir