Mundo

Air France só garante 85 por cento de voos amanhã devido à greve

A direção da companhia aérea francesa Air France prevê manter 85 por cento do programa de voos de quinta-feira, 12.º dia de greve das paralisações convocadas em dois meses por uma dezena de sindicatos para pedirem maiores subidas salariais.

A companhia precisou num comunicado que prevê manter 78 por cento dos voos intercontinentais de longo curso (mais de três horas), mais de 80 por cento dos voos de média distância com saída ou chegada no aeroporto de Charles de Gaulle, em Paris, e 80 por cento dos voos domésticos.

Estes dados foram calculados com base em informações dos trabalhadores que declararam antecipadamente – como é sua obrigação – que preveem participar na greve: 18,8 por cento dos pilotos, 18 por cento do pessoal de cabine e 10 por cento do pessoal de terra.

A Air France não afasta anulamentos pontuais e possíveis atrasos de última hora nos trajetos assegurados.

Para depois, estão convocadas greves também em 04, 07 e 08 de maio.

As greves de quinta-feira e sexta-feira vão coincidir com as dos trabalhadores da empresa ferroviária pública francesa (SNCF).

O presidente da Air France, Jean-Marc Janaillac, lançou uma consulta aos trabalhadores da empresa, convicto que as posições defendidas pelos sindicatos não são maioritárias entre os trabalhadores.

A consulta, que decorre de forma eletrónica até às 18:00 em paris de 04 de maio, pregunta aos funcionários se são favoráveis à proposta da empresa de um aumento salarial de 2 por cento este ano e de 5 por cento nos três anos seguintes.

Janaillac indicou que apresentará a demissão se a proposta em consulta não for aceite pelos trabalhadores.

A Air France afirma que perdeu cerca de 300 milhões de euros com a série de greves que se têm realizado desde há mais de dois meses.

Em destaque

Subir