Economia

Air France chega a acordo salarial com maioria dos sindicatos

A administração da Air France alcançou hoje um acordo com os sindicatos que representam a maioria dos trabalhadores da companhia sobre aumentos salariais, um contencioso que levou a vários dias de greve.

O compromisso abrange um aumento geral dos salários de 2 por cento com efeitos retroativos a 01 de janeiro deste ano, a que acresce outro aumento de 2 por cento a partir do início de janeiro de 2019, informou a Air France em comunicado.

A partir daí, haverá uma nova negociação em outubro do próximo ano, que vai ter como base a situação económica global, a do grupo Air France-KLM e o resultado económico da companhia.

O diretor-geral da Air France-KLM, Benjamin Smith, agradeceu aos sindicatos “a qualidade das negociações nas últimas semanas e a confiança que prevaleceu”.

Este compromisso deve pôr fim a um capítulo de greves que custou à companhia aérea pelo menos 335 milhões de euros e levou à demissão do anterior presidente-executivo, Jean-Marc Janaillac.

O conflito começou com os sindicatos a reclamarem um aumento de 5,1 por cento para compensar a perda de poder de compra no período 2012-2017.

Em destaque

Subir