Nas Notícias

Ainda se lembra do processo Casa Pia? A 7 de setembro há mais um episódio

ricardo_sa_fernandesO processo Casa Pia continua longe de ter um final. Hoje, o Tribunal de Lisboa anunciou que a primeira sessão de repetição do julgamento – decretada pela Relação – será a 7 de setembro, “depois das férias judiciais”, para lamento do advogado de Carlos Cruz.

O processo Casa Pia continua a correr nos tribunais, depois da Relação de Lisboa ter devolvido o julgamento à primeira instância, para produção de prova relativa aos alegados crimes sexuais cometidos contra os antigos alunos na casa de Elvas. Hoje, o Tribunal de Lisboa anunciou que a primeira sessão ficou marcada para 7 de setembro.

Ao ser agendada para depois das férias judiciais, a repetição do julgamento vai obrigar os arguidos a manterem uma “vida suspensa por essa razão”, como lamentou Ricardo Sá Fernandes. O advogado de Carlos Cruz assumiu que vai pressionar o Conselho Superior de Magistratura a aliviar o coletivo de juízes dos trabalhos que têm em curso, ficando o mais disponíveis possível para concluir um processo que se arrasta há quase seis anos.

Caberá aos arguidos, até setembro, produzirem nova prova para análise pelo tribunal. Aquando do primeiro acórdão de primeira instância (anulado pela Relação de Lisboa, que mandou repetir o julgamento), seis dos sete arguidos foram condenados a penas de prisão efetiva, corria o mês de setembro de 2010.

Em destaque

Subir