Mundo

Ainda o deputado no lixo: “Deixem-me pontapeá-lo”, grita mulher enfurecida

deputado contentor O incidente que envolveu o deputado Vitaly Zhuravsky, que foi colocado num contentor do lixo nas imediações do Parlamento em Kiev, na Ucrânia, tem em si mesmo a maior expressão de ódio. Mas há detalhes que passaram despercebidos, no meio da confusão provocada pelos manifestantes ucranianos. Uma mulher, enfurecida, suplicava aos homens que transportava Vitaly Zhuravsky para o agredir. “Por favor, deixem-me pontapeá-lo… Só uma vez”, disse.

O deputado ucraniano Vitaly Zhuravsky é um dos políticos mais odiados na Ucrânia e esse sentimento foi provado numa manifestação que ocorreu ontem às portas do Parlamento, em Kiev.

Durante uma manifestação, um grupo de homens transportou o parlamentar para um caixote do lixo.

Como se este ato não fosse suficientemente degradante, Zhuravsky foi sujeito a um tratamento desumano, com os manifestantes a atirarem-lhe água, pneus e a impedirem-no (tapando-lhe os olhos) de sair do contentor.

A cena foi fotografada, gravada por algumas pessoas, que apontavam dispositivos móveis na direção do deputado ucraniano.

Diversos vídeos foram gravados e publicados no YouTube, o que transportou a manifestação para as redes sociais.

Uma mulher corria desenfreada, segundo a Sky News, pedindo aos homens que transportavam o deputado Vitaly Zhuravsky para que lhe permitissem agredi-lo. “Por favor, deixem-me pontapeá-lo, só uma vez”, gritava.

A razão desta indignação (um eufemismo, porque o sentimento era de ódio puro) para com Zhuravsky prende-se com uma amnistia dada a rebeldes pró-russos.

Vitaly Zhuravsky, antigo membro do partido de Yanukovich e dos quadros do Partido do Desenvolvimento Económico, acabou humilhado numa cena degradante.

O deputado foi também o cérebro da lei, aprovada em janeiro, que limita o direito à manifestação contra membros do Governo, na Ucrânia.

Zhuravsky acabou por provar a inoquidade da legislação que o defendeu, ao mesmo tempo que sentiu na pele a revolta de um povo com a cabeça perdida.

Em destaque

Subir