Nas Notícias

“Ainda há escolas que não aceitam crianças com diabetes”, alerta AJDP

No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro, a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) chama a atenção para o facto de ainda existirem vários mitos associados à diabetes e de ainda haver jovens com diabetes tipo 1 que são alvo de preconceito.

“Atualmente, ainda existem escolas que não aceitam crianças que vivem com diabetes, por não saberem ou não terem quem lhes possa dar o apoio necessário”, salienta Paula Klose, presidente da AJDP, afirmando ainda que “as escolas deviam funcionar como um veículo que contribui para desmistificar da doença e não como algo que acentua ainda mais esta questão”.

A diabetes tipo 1 continua a estar associada a mitos no que toca ao impacto que tem na vida dos doentes. A ideia de que os jovens que vivem com diabetes não podem escolher a profissão que desejam ou praticar desporto é algo que continua presente na mente de pais, professores e da população em geral.

Além do tratamento com insulina, a alimentação saudável e a prática de exercício físico são pilares essenciais para que os níveis de insulina estejam controlados.

“O desporto é, sem dúvida, uma excelente forma de controlar a diabetes e não algo que seja prejudicial para todas as pessoas que vivem com diabetes. No entanto, ainda existem muitos profissionais, como professores de educação física, que privam as crianças de realizar as aulas por acharem que não é saudável”, explica Paula Klose.

O desporto para além de estimular toda a fisiologia do corpo, ajuda no controlo dos níveis de glicose no sangue e traz uma sensação de bem-estar, para além de promover a socialização, o que ajuda à desmitificação da doença.

“É importante alertar todas as pessoas que viver com diabetes não impede um estilo de vida ativo e saudável, nem a escolha de profissões ou hobbies”, alerta.

Exemplo disso mesmo são Raul Teodoro, 83 anos, que vive com diabetes tipo 1 há 60 anos e que foi vendedor; ou Lurdes Soares, 29 anos, que vive com a diabetes há 12 anos e que é hospedeira de bordo; ou Flávia Ferra que com 15 anos de idade e 6 de diabetes pratica patinagem artística.

São apenas alguns exemplos que fazem parte da campanha da AJDP #garradoacucar e #somosoquequeremosser que pretende provar que a diabetes não deve impedir que as pessoas sejam o que mais desejam ser.

 

Em destaque

Subir