Nas Notícias

“Ainda ficamos racistas com tanta manifestação contra o racismo”, diz Rui Rio

Presidente do PSD não compreende manifestações antirracismo em Portugal e considera que “não há racismo na sociedade portuguesa”.

Rui Rio concedeu uma entrevista à TVI onde abordou a frase que gerou controvérsia, no Twitter, onde se referiu aos protestos que ocorreram em Portugal, contra o racismo, como “manifestações de esquerda”.

O líder social-democrata esclareceu que não faz sentido pensar que a direita não luta contra esse fenómeno. Pelo contrário: considerou que a luta contra o racismo não é exclusivo da esquerda.

Feito o esclarecimento, Rui Rio mostrou incompreensão relativamente a esta onda de indignação. “Compreendo manifestações nos EUA, onde isto aconteceu. Agora aqui em Portugal? Mas a que propósito? Ainda ficamos racistas com tanta manifestação contra o racismo”, disse.

“Não há racismo na sociedade portuguesa”, prosseguiu, aceitando apenas que “podemos e devemos ser solidários com racismo noutros países, mas não numa manifestação neste momento”, a combater uma pandemia.

“Se dependesse de mim, eu não autorizaria manifestações nesta altura”, realçou, ainda que compreenda a atuação do Governo.

“Temos de compreender. Se eu fosse ministro da Administração Interna, mandaria atuar em cima daquelas pessoas? Era um problema…”, realçou o líder social-democrata.

Recorde-se que milhares de pessoas saíram às ruas, em algumas cidades do país, solidárias com a morte de George Floyd, afro-americano que morreu sob custódia da polícia, num homicídio que provocou indignação em todo o mundo.

Em destaque

Subir