Apresentações/Novidades

Aí está o novo Suzuki Baleno

SuzikiBaleno2

A mais recente geração do Suzuki Baleno vai chegar ao mercado nacional já no próximo mês de Junho, ostentando uma estética completamente nova, inspirada naquilo que vemos na maioria dos SUV mais recentes. Isto apesar do japonês ser um utilitário e destinar-se novamente ao segmento B.

Um visual muito compacto, óticas afiladas que ostentam LED diurnos e uma linha de cintura caracterizam o novo modelo, que agora ostenta a novidade de uma motorização híbrida.

Sim, o novo Balento vai fazer parte de um clube restrito de automóveis do segmento inferior que permitem a utilização simultânea da propulsão a gasolina e elétrica.

Disponível a partir dos 13414 euros, o novo utilitário da Suzuki propõe duas opções de motor – um bloco 1.0 Turbo Booster com 111 cv de potência e um 1.2 litros de 90 cv. Aqui reside a novidade, pois há opção entre uma versão apenas a gasolina e uma semi-híbrida SHVS (Smart Hybrid Vehicle by Suzuki).

SuzukiBaleno3

Na versão SHVS o motor 1.2 da Suzuki utiliza um motor elétrico e uma bateria de iões lítio – compacta e de elevado desempenho, colocada sob o banco dianteiro para armazenar enegia.

O sistema é um auxiliar no arranque, que permite baixar as emissões de CO2. Recorre a um gerador de arranque integrado (ISG) para auxiliar o propulsor durante a aceleração, ao mesmo tempo que gera eletricidade através da travagem regenerativa – um pouco como fazem os Fórmula 1 atuais.

Percebe-se que o 1.2 SHVS é menos poderoso que o 1.0 Turbo Booster, mas compensa isso com consumos mais baixos, com a Suzuki a anunciar uma média de 4 litros para cada 100 km, 0,4 litros abaixo da versão sobrealimentada.

A nova estética é acompanhada com um chassis que permite um habitáculo mais generoso. O novo Baleno também é maior, chegando quase aos quatro metros de comprimento, sendo que o equipamento a bordo depende do nível em causa, existindo três – GL, GLE e GLX.

O primeiro nível é já bastante completo, pois podemos contar com luzes diurnas em LED, retrovisores elétricos, volante em pele, comandos no volante, sistema mãos livres, ar condicionado e computador de computador de bordo.

Em destaque

Subir