Apresentações/Novidades

Aí está o novo Opel Corsa GSi

Demorou algum tempo mas aí está a versão mais desportiva da nova geração do Opel Corsa, o GSi, que promete tudo aquilo que os seus antecessores proporcionaram e ainda mais.

Para além de uma aparência mais agressiva, como convém a uma variante mais musculada de qualquer modelo, o novo GSi ‘acena’ com um motor de 1,4 litros que, ‘vitaminado’ por um turbo compressor anuncia 150 cv de potência e um binário de 220 Nm.

Estaticamente este Corsa destaca-se pelas amplas entradas inferiores dianteiras, jantes exclusivas em liga leve, que de opção podem ser de 18 polegadas, um proeminente ‘spoiler’ traseiro e uma ponteira de escape cromada. Alterações que não são apenas uma questão estética, e que têm, de facto, um propósito de melhorar o comportamento dinâmico, já que a altas velocidades produz um efeito aerodinâmico descendente adicional.

Interiormente este GSi também apresenta um habitáculo distinto dos outros Corsa, com destaque para os bancos desportivos Recaro, que são uma opção aos muito envolventes propostos de série. O volante em pele e alumínio, que também envolve a alavanca da caixa de velocidades, também está presente nos pedais e no punho da alavanca da caixa de velocidades.

Mas o grande argumento deste pequeno ‘enfant terrible’ da Opel é mesmo o motor 1.4 Turbo. É que sempre são mais de 100 cv/litro, resultado de um grande empenho dos engenheiros da marca em Russelsheim, que se preocuparam não apenas com a velocidade máxima mas, e sobretudo, com as recuperações, pensando neste Corsa como um pequeno automóvel que se sai muito bem em percursos sinuosos.

Para que o mais exigente condutor se sinta seduzido, o comportamento do GSi foi apurado, com a adoção de várias soluções das versões OPC, nomeadamente em termos de componentes do chassis, com a suspensão a ter merecido especial atenção. Da mesma forma os travões de disco são de maiores dimensões, de modo a aumentarem a capacidade de travagem. A estabilidade também ganha com as jantes de maior diâmetro montadas em pneus 215/40.

Todas estas melhorias introduzidas neste Corsa tiveram em conta as suas performances, nomeadamente a aceleração de 0 a 100 km/h, que se faz em 8,9 segundos, a velocidade máxima de 207 km/h, e uma recuperação de 80-120 km/h em quinta velocidade em somente 9,9 segundos. Isto respeitando a norma de emissões 6d-TEMP.

Em destaque

Subir