Apresentações/Novidades

Aí está a ‘aventureira’ Renault Alaskan

A Renault vai lançar no final deste ano na Europa a sua primeira ‘pick-up’; a Alaskan. Um modelo que a marca francesa já comercializava na América Latina, e que com uma tonelada de carga útil se perfila como a nova proposta de veículo de trabalho que ‘comunga’ da mesma estrura mecânica da Dacia Duster Oroch, lançada anteriormente.

Pode dizer-se que o construtor gaulês não ficou indiferente a um segmento que representa já mais de um terço das matrículas de veículos comerciais ligeiros do mundo. Ou seja; cinco milhões de vendas anuais.

Relevada agora no Salão de Genebra numa versão super equipada, a Alaskan exibe uma estética musculada. Na secção dianteira exibe uma generosa grelha e acabamentos cromados, que reforçam a identidade da marca. O capot realça a sensação de robustez com as suas nervuras esculpidas.

Outro detalhe desta ‘pick-up’ da Renault é assinatura luminosa full-LED em forma de C, bem como o ‘hardtop’ bicolor, que permite proteger o material necessário para a aventura e o desporto de montanha. As ‘snowboards’ são presas nas barras transversais situadas no tejadilho. O branco acetinado desta versão evoca as grandes paisagens repletas de neve em redor das estâncias de inverno europeias.

Convém lembrar que a Alaskan está equipada com uma suspensão traseira multibraço, que oferece manobrabilidade, excelente desempenho em estrada e elevado conforto para todos os passageiros, bem como notáveis capacidades de todo-o-terreno.

O chassis em escada reforçado é extremamente resistente e permite uma carga útil superior a uma tonelada. Possui também uma elevada distância ao solo, transmissão integral e relações de caixa curtas para terreno extremo, com modo de duas rodas motrizes para condução em estrada.

O diferencial autoblocante eletrónico (eLSD) nas quatro rodas permite uma condução mais segurança, enquanto o diferencial traseiro autoblocante facilita a tração em condições extremas. A assistência eletrónica melhora o conforto e a condução, que ainda conta com o sistema de ajuda em subida (HSA) e limitador de velocidade em descida (DSC).

Em destaque

Subir