Cultura

‘Ah, Os Dias Felizes’ regressa ao palco do Teatro Nacional São João

ah os dias felizes creditos TUNA TNSJah os dias felizesEspetáculo ‘Ah, Os Dias Felizes’ sobe ao palco a partir de 23 de outubro, data em que o teatro assinala 20 anos da apresentação da primeira produção própria

De 24 de outubro a 16 de novembro, a peça ‘Ah, Os Dias Felizes’ sobe ao palco do Teatro Nacional São João (TNSJ) com todas as récitas legendadas em inglês.

A encenação de Nuno Carinhas, diretor artístico do TNSJ, a partir da peça de Samuel Beckett, estará, assim, acessível a um público mais alargado, de turistas a residentes estrangeiros na cidade do Porto.

O espetáculo é uma produção própria do Teatro Nacional São João, que estreou em 2013 e foi muito aclamada, tendo recebido uma menção especial por parte da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro no Prémio da Crítica.

O espetáculo, uma canção de amor “e um poema comovente contra o pessimismo”, apresenta Winnie (Emília Silvestre) e Willie (João Cardoso), um casal pequeno-burguês, de meia-idade, que fala “de tudo, de tudo o que se pode”.

Durante a peça, Winnie está enterrada até à cintura e age como se tal condição fosse a coisa mais natural do mundo, respondendo à cruel estranheza da sua circunstância com um discurso falsamente bem-disposto e hábitos ritualizados.

Willie é dorminhoco, lacónico e intermitente, a quem a mulher dirige a sua tagarelice, até que “as palavras nos abandonem”.

‘Ah, Os Dias Felizes’ regressa ao palco do Teatro Nacional São João, no momento em que se assinalam, precisamente, 20 anos desde a primeira produção própria.

Em 1994, no dia 16 de novembro, o TNSJ estreou-se nas produções da ‘Casa com A Tempestade’ – peça de William Shakespeare, encenada pelo romeno Silviu Purcarete.

Este ano, e nesse mesmo dia, o TNSJ apresenta a última récita de ‘Ah, Os Dias Felizes’. Os preços dos bilhetes variam entre os 7,5 euros e os 16 euros.

Foto: TUNA TNSJ

Em destaque

Subir