Desporto

Águia voa para a liderança com vitória no Dragão

O Benfica venceu o FC Porto por 2-1, neste sábado, no clássico. A águia ainda esteve a perder, valendo um golo de Adrián López, mas conseguiu a reviravolta por intermédio de João Félix e Rafa Silva e voa para a liderança que, depois do que se assistiu, vai ser até à última gota de suor.

Dragões e águias apareceram galvanizadas no tapete verde do recinto portista, com ambas as equipas a usarem da pressão alta quando perdiam a bola.

Bruno Lage não mudou nada e manteve a normalidade nas opções iniciais, fazendo regressar Ferro ao eixo central defensivo e André Almeida ao lado direito. Já Sérgio Conceição manteve Pepe ao lado de Felipe e lançou em campo Marega no ataque com Adrián López e Brahimi, recorrendo, quanto ao resto, aos intervenientes do costume.

Criteriosamente encaixadas, era no meio-campo que se estancavam as investidas de parte a parte. Entrou melhor o FC Porto, a jogar em casa e embalado pela plateia azul e branca, respondeu o Benfica quase sempre com Gabriel a marcar os tempos na circulação de bola encarnada.

Saiu na frente o FC Porto por intermédio de Adrián, aos 18 minutos, com um remate em arco, na sequência de um livre, que bateu na barreira. Na recarga, o espanhol rematou para o fundo da baliza de Odysseas Vlachodimos.

Ainda se viveram momentos de algum suspense mas o golo foi mesmo validado por Jorge Sousa, após consulta do VAR, dado que existiam dúvidas sobre a posição de Pepe no momento em que saiu o remate e podia ter dificultado a visão do guardião das águias.

A perder 1-0, o Benfica procurou equilibrar as contas e não demorou muito a chegar ao empate. Aos 26 minutos, uma recuperação de bola deu origem ao golo de João Félix, após passe de Seferovic. O português não tremeu na cara do espanhol e igualou o resultado.

Também aí voltou a ficar o estádio em suspense mas, novamente, após indicação do VAR, dado que havia dúvida sobre eventual falta na recuperação de bola de Gabriel, confirmou o golo.

Gabriel foi expulso

O jogo do Dragão pautou-se por equilíbrio e intensidade de parte a parte e se os azuis e brancos tentavam o ataque à profundidade, os encarnados procuravam muitas variações de flanco e as habituais ‘tabelinhas’. Foi, aliás, daí que saiu o 2-1 para as águias, por Rafa Silva, no regresso dos balenários. Diagonal da esquerda para o centro, sai a tabela e depois, em zona frontal, Rafa a rematar rasteiro para a baliza de Casillas.

Na reta final, aos 77 minutos, Gabriel foi expulso por ver dois amarelos na sequência de uma mesma jogada com Otávio. Depois de puxar o jogador portista, o brasileiro e o compatriota azul e branco envolveram-se numa troca de ‘galhardetes’ que originou amarelo para cada um. Como Gabriel viu também cartolina pela falta, acabou expulso.

Em superioridade numérica, o FC Porto cercou as redes encarnadas e procurou o golo, enquanto que Benfica ‘cerrava fileiras’.

O guardião grego do Benfica ainda negou o golo ao FC Porto com defesas impressionantes quando o Dragão já gritava golo.

Até final, o resultado não se alterou. O Benfica ultrapassa o rival na classificação e tem vantagem no confronto direto.

O Benfica tem agora 59 pontos, contra 57 do campeão nacional.

Em destaque

Subir