Ciência

A Rosetta encontrou água congelada no 67P, o cometa que ‘roubou’ o Philae

67P imhotepHá água no 67P. A sonda Rosetta, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla internacional), detetou a existência de amplas regiões de gelo na superfície do 67P/Churyumov-Gerasimenko, o comenta onde o módulo Philae pousou e desapareceu.

Coube a uma equipa de cientistas do Instituto Nacional de Astrofísica de Itália (INAF) identificar, com o recurso a observações com luz infravermelha, as vastas manchas de água congelada numa região do cometa batizada como Imhotep.

Esta observação, explicaram os investigadores italianos num artigo publicado pela revista Nature, ganha especial relevo porque vem confirmar o que se adivinhava desde que foram encontrados os rastros de pequenos cristais de gelo: há água no 67P.

Depois de ter sido detetado vapor de água no cometa, os cientistas suspeitavam que a água seja um dos maiores constituintes do núcleo deste corpo celeste. Porém, a superfície do 67P ‘escondia’ as provas.

A equipa liderada por Gianrico Filacchione acredita que a região de Imhotep é coberta por uma camada de gelo externa, formada por pedaços de gelo com cerca de um milímetro.

As conclusões foram possíveis graças às observações da sonda Rosetta, que orbita o 67P desde agosto de 2014, depois de uma viagem de dez anos até ao cometa.

É também no 67P que se encontra o módulo Philae, o primeiro equipamento humano a pousar num cometa, mas que não comunica com a Terra desde 9 de julho.

Em destaque

Subir