Nas Notícias

Água da torneira com bactérias perigosas, alertam investigadores

São bactérias resistentes a antibióticos e foram detetadas na água que corre nas torneiras e nas estações de tratamento (ETAR). Segundo um estudo da Universidade Católica do Porto, que analisa diversas regiões do país, a água que bebemos pode ser perigosa.

É límpida, incolor, mas a água que corre nas torneiras de qualquer lar pode esconder o perigo, por culpa de bactérias que foram detetadas por um grupo de investigadores da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, após uma análise em diversas regiões do País.

Segundo este estudo, as bactérias encontradas têm a capacidade de transmitir a outras bactérias uma resistência a antibióticos, dotando-as de imunidade a qualquer tipo de antibiótico. São uma espécie de correio de imunidade, que tornam o ser humano vulnerável.

Esta descoberta estende-se à água dita potável, própria para consumo, mas também naquela que já foi tratada nas ETAR. A investigação não está encerrada e entra agora num novo capítulo: avaliar o papel das unidades de saúde, tendo em vista o controlo destes micro-organismos.

A pesquisa teve um caráter nacional e alerta para a possibilidade de, dentro de algum tempo, este problema exigir medidas das autoridades de saúde. As bactérias têm origem ambiental e não estão no corpo humano de pessoas infetadas, por exemplo, o que levanta novos desafios aos investigadores.

Longe de ser inofensivas, nunca haviam sido encontradas e estão dotadas do poder de limitar as armas de combate a doenças.

Em destaque

Subir