Economia

Agricultores não pagam Segurança Social durante seis meses, anuncia Cristas

assuncao_cristasAssunção Cristas, ministra da Agricultura, anuncia perdão de pagamento da Segurança Social durante seis meses aos agricultores que sofrem efeitos da seca. A medida custará aos cofres do Estado cerca de seis milhões de euros e já está inscrita no Orçamento Retificativo. O Estado prevê apoios totais de 40 milhões, com ajuda direta a produtores de animais.

Numa conferência de imprensa que decorreu nesta segunda-feira, no Ministério da Agricultura, em Lisboa, Assunção Cristas, titular da pasta, anunciou uma medida imediata de apoio aos agricultores que sofreram efeitos da seca extrema que assola grande parte do país.

Durante um semestre, os agricultores estarão isentos do pagamento das contribuições à Segurança Social, podendo reter essas verbas para enfrentar os prejuízos provocados pela ausência de chuva.

Esta medida acarreta um custo de seis milhões de euros para o Estado, verba que já consta do Orçamento Retificativo. E integra um pacote de medidas que o Governo tem previstas para responder à seca.

Cerca de 40 milhões de euros vão ser aplicados no apoio a agricultores, sendo que metade deste valor destina-se a apoio direto a produtores de animais. Prevê-se que a ajuda a agricultores seja paga no final do mês de outubro. Assunção Cristas adianta que estas medidas foram aprovadas em Conselho de Ministros.

Agricultores e produtores de animais continuam a enfrentar grandes dificuldades, apesar das chuvas que caíram nos últimos dias. O cenário de seca extrema continua inalterável.

Em destaque

Subir