Nas Notícias

Agricultores afetados por incêndios começam hoje a receber apoios

O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural anunciou que procede, esta sexta-feira, “ao pagamento de 37,68 milhões de euros a 14 542 agricultores” afetados pelos incêndios que deflagraram a 15 de outubro, com prejuízos entre os 1054 e os 5 mil euros.

De acordo com uma nota enviada pelo Ministério à agência Lusa, “os agricultores dos concelhos de Oliveira do Hospital, Tondela, Arganil, Santa Comba Dão e Vouzela concentram metade da verba agora atribuída”.

O valor pago esta sexta-feira pelo Ministério da Agricultura representa 75 por cento do valor da totalidade do pagamento que será efetuado aos agricultores – 50,2 milhões de euros. A restante quantia, informa a tutela, será paga “após a conclusão das ações de controlo, em curso, das candidaturas apresentadas”.

Assim, 55 por cento deste valor “é pago diretamente através de transferência bancária para a conta dos agricultores, sendo os restantes 45 por cento pagos por vale postal, no prazo de cinco dias úteis, a 6 650 agricultores que não possuem conta bancária”.

A valor de 37,68 milhões pago pelo Ministério da Agricultura acresce o montante de 3,78 milhões de euros, pago pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social a 6 025 agricultores que registaram prejuízos até 1053 euros.

“Na totalidade, o Governo atribui o valor de 41,5 milhões de euros a 20 567 agricultores afetados pelos incêndios de 15 de outubro com prejuízos até cinco mil euros”, sublinha o Ministério, realçando o sucesso da operação devido à “dedicação dos funcionários do Ministério, assim como o empenho das organizações de produtores e das autarquias envolvidas”.

Em destaque

Subir