Mundo

Agricultor desenterra fortuna de Pablo Escobar? Não acredite

Diversos jornais noticiam que um agricultor colombiano desenterrou uma fortuna: 600 milhões de dólares, enrolados e ensacados. O dinheiro seria de Pablo Escobar, narcotraficante que tinha como hábito enterrar dinheiro proveniente dos negócios da droga. Mas… será mais uma notícia falsa? Ou é uma invenção que se torna viral? A resposta: o leitor foi enganado.

José Mariena Cartolos, um agricultor da Colômbia, descobriu mesmo dinheiro de Pablo Escobar?

A história que nos é contada: enquanto revolvia a terra para fazer mais uma plantação, o agricultor foi surpreendido com um contentor azul, que guardava notas de dólar em pequenos sacos.

Depressa se fez uma associação entre a origem do dinheiro e o narcotraficante mais conhecido do mundo: Pablo Escobar.

Na Colômbia, era sabido que, na década de 80, Escobar escondia a fortuna debaixo da terra, em diferentes locais.

Aliás, este facto levou muitos colombianos a procurar sinais de escavações, para encontrar o que José Mariena Cartolos terá descoberto: dinheiro. Terá mesmo?

Segundo alguns jornais de referência, são 600 milhões de dólares, ou cerca de 550 milhões de euros, que o agricultor descobriu e entregou às autoridades.

Descobriu e entregou? Porque entregou algo que centenas de colombianos procuram? E porque não o guardou para si?

Outra curiosidade nesta história é que Cartolos pediu e recebeu um subsídio estatal de 3000 dólares, para fazer esta plantação.

Escrevem os jornais que as autoridades colombianas temem agora que esta história dê origem a uma caça aos tesouros escondidos por Pablo Escobar.

Um facto: estima-se que ‘El Patrón’ tenha construído uma fortuna que ronda os 30 mil milhões de dólares, provenientes do tráfico de droga, sobretudo.

Vamos desmontar esta história falsa. Em primeiro lugar, a foto usada para ilustrar a notícia pertence a um anúncio de cafés da Nespresso.

Não acredita? Visite esta página e veja ali o agricultor a quem é atribuída a descoberta.

Por outro lado, a imagem do contentor azul com dinheiro é relativa a outra descoberta em São Salvador, em 2010.

Mais: a primeira fonte da notícia já a desmentiu, com um tweet. Veja aqui:

A questão seguinte é óbvia. Por que razão se cria uma história falsa? Nada como uma história apaixonante para conquistar visitas e leitores.

Na Internet, há todos os dias casos em que os jornais acreditam em fontes e não pesquisam a origem da notícia. E quando se chega à origem, pode encontrar-se a verdade.

Em destaque

Subir