Nas Redes

Agricultor critica eucaliptos numa conversa viral com… coalas

O rosto do Cantinho das Aromáticas escreveu um conto que seria belo se não fosse… tragicamente real. À conversa com coalas, Luís Alves traça uma alegoria brutal da proliferação e mau uso do eucalipto, que não alimenta e só serve para “limpar o rabo”.

Defendendo a formação de “equipas competentes” para lidar com “espécies invasoras, como o eucalipto”, o conhecido agricultor escreve uma alegoria a propósito da “terrível vaga de incêndios” que assolou” Portugal.

“Há que aprender com quem mais percebe de eucalipto. Estive à conversa com esta família de coalas, disse-lhes que somos o país da Europa que mais os cultiva”, começou por referir Luís Alves.

“Perguntaram-me se também o utilizamos às refeições, disse-lhes que apenas imprimimos sobre ele e também o usamos para limpar o rabo… ‘Um desperdício insensato’, retorquiram… ‘Um país tão pequeno, com uma área de cultivo tão grande de uma planta que não comem…”

Podia ser um bonito conto infantil, com uma moral para educar as criancinhas. Mas é uma história real (tirando a parte dos coalas) sobre um mal que ocorre ciclicamente em Portugal e cujas consequências prometem ser cada vez mais trágicas.

“Perguntei-lhes se estavam interessados em vir para cá, para ajudar a controlar as rebentações de eucalipto dos próximos anos”, continuou o agricultor: “Disseram que não, nem pensar, que era demasiado perigoso virem para um sítio com tanta abundância de alimento!!! Poderiam vir a sofrer de doenças associadas à hipertensão e obesidade…”

É que Portugal, com tanta área para plantações comestíveis, é também o “o país da Europa com maior taxa de hipertensos e obesos”, como lembrou Luís Alves.

“Este país é bom é para outros bichos que não coalas. Foi um gosto conhecê-lo, adeus”, despediram-se os coalas. E ficaram os eucaliptos e os incêndios dos anos futuros…

Em destaque

Subir