Desporto

Agressões no túnel da Luz: Seguranças exigem 45 mil euros ao FC Porto

fcporto_champions_1Os stewards agredidos no túnel do Estádio da Luz, por jogadores do FC Porto (Hulk, Sapunaru, Cristian Rodriguez, Fucile e Helton) exigem uma indemnização ao clube, de 45 mil euros, para doar a uma instituição de caridade. Segundo os seguranças, um clube que “paga 25 milhões de euros em salários” a 25 atletas “terá meios para pagar a indemnização”.

O caso do túnel da Luz – que já provocou um castigo desportivo a Hulk e Sapunaru e que levou o Ministério Público a deduzir contra aqueles cinco jogadores do FC Porto – parece longe do fim. Este pedido de indemnização feito pelos stewards vem acrescentar mais um ponto a um longo conto.

Segundo um requerimento divulgado pela agência Lusa, um dos seguranças envolvidos, Sandro Correia, pretende que o clube pague uma indemnização de 30 ml euros, por ter sido agredido por Hulk, Sapunaru e Helton. Já o outro steward envolvido, Ricardo Silva, exige 15 mil euros, pelas agressões do ‘reincidente’ Sapunaru, Fucile e Cristian Rodriguez.

Os valores exigidos como indemnização servem para “compensar danos físicos e psicológicos” resultantes das agressões levadas a cabo pelos jogadores. Aos 45 mil euros, juntam-se juros, sendo que a totalidade do valor terá um destino: entregar a uma instituição de caridade.

Segundo o requerimento, divulgado pela Lusa, se o FC Porto, tem “25 milhões de euros para pagar salários” aos seus 25 atletas, “parece razoável exigir-lhe que também disponha de meios financeiros a pagar esta indemnização” aos seguranças.

Ministério Público deduziu acusação

As agressões aos seguranças foram consideradas provadas pela Comissão Disciplinar da Liga e pelo Ministério Público, que deduziu acusação, em resultado dos atos praticados no túnel de acesso aos balneários, no Estádio da Luz, aquando do Benfica-FC Porto de há duas épocas.

O caso reporta a uma partida de 20 de dezembro de 2009, entre os dois clubes e teve repercussões desportivas, com Hulk e Sapunaru a cumprirem uma longa pena desportiva, imposta pela Comissão Disciplinar Liga.

Hulk é um dos cinco jogadores que estão sob o alvo do DIAP de Lisboa. Também o titular Helton foi investigado e é acusado no processo-crime, por ofensa à integridade física, devido a alegadas agressões aos dois seguranças.

Esta acusação aponta para um crime de tem como moldura penal um máximo de cinco anos de prisão, no caso de Sapunaru, e três anos, relativamente aos restantes jogadores envolvidos. Segundo o Correio da Manhã, os jogadores respondem por um ataque a um segurança, com socos e pontapés em diversas partes do corpo.

Apenas Hulk e Sapunaru foram punidos desportivamente pela Liga, com quatro meses de afastamento dos relvados. A pena foi atenuada por parte do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, que reduziu o castigo para três e quatro jogos, respetivamente, mas tarde de mais, porque o castigo estava cumprido.

Agora, surge o contra-ataque dos seguranças, que querem ver punido o comportamento dos atletas, na ressaca de uma derrota frente ao Benfica.

Em destaque

Subir