Nas Notícias

Agravamento expressivo de casais no desemprego, alerta IEFP

Dados do IEFP indicam que o número de casais com os dois cônjuges em situação de desemprego praticamente duplicou, comparando os meses de junho dos dois últimos anos. Existem, neste momento, 8316 casais inscritos em centros de emprego, o que contrasta com os 3990 de junho de 2011.

De acordo com dados do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), a quantidade de casais em que os dois cônjuges estavam à procura de emprego quase duplicou, numa comparação entre os meses de junho de 2011 e 2012.

Já há 8316 casais no desemprego, o que representa praticamente o dobro do que se verificava em junho de 2011, quando os centros de emprego tinham 3990 casais com os dois cônjuges sem trabalho.

A comparação entre aquele mês dos anos de 2011 e de 2012 representa um aumento de 92 por cento. Este número de junho de 2012, divulgado pelo IEFP, bate todos os recordes: nunca, em Portugal, se tinham assinalado tantos casais no desemprego.

Trata-se de um problema social, em agregados familiares que perdem todos os rendimentos. A única via, perante um mercado de trabalho que não abre portas alternativas, é o apoio social do Estado.

Ainda de acordo com os números do IEFP, o universo de casais desempregados representa 5,5 por cento do total de pessoas que procuram, nos centro de emprego, regressar ao mercado de trabalho. Há em Portugal 304 448 desempregados inscritos nestes centros.

Em destaque

Subir