Nas Notícias

Agrava-se o sentimento económico em Portugal no mês de julho, revela CE

De acordo com a Comissão Europeia (CE), o indicador de sentimento económico piorou em julho. Bruxelas sentiu o pulso à confiança e às expectativas dos consumidores e vislumbrou uma queda de 77,9 para os 76,4 pontos. Na Zona Euro e na União Europeia a tendência é semelhante.

As dificuldades financeiras famílias conduziram a um agravamento do indicador de sentimento económico em Portugal, de acordo com a CE, que divulgou nesta segunda-feira a pouca confiança dos portugueses.

Segundo Bruxelas, o indicador que mede a confiança e expectativas dos consumidores em Portugal assinalou uma quebra, passando dos 77,9 para os 76,4 pontos, durante o mês de julho.

Esta tendência de desconfiança na economia não é, no entanto, uma realidade exclusiva a Portugal. A média da Zona Euro também assinala uma perda, ainda mais expressiva, no mesmo mês, na ordem dos dois pontos: 89,9 para 87,9.

Já no que diz respeito aos 27 países da União Europeia, Bruxelas aponta cenário económico idêntico, com a descrença dos consumidores a repercutir-se no indicador de sentimento económico, que passou dos 90,4 pontos para 89 pontos.

As dificuldades na Zona Euro devem levar a uma manutenção desta tendência, nos próximos tempos.

Em destaque

Subir