Tecnologia

Agosto: Internet faz 20 anos

Primeiro site surgiu há 20 anosA internet conseguiu revolucionar a comunicação mundial e permitiu acentuar o processo de globalização. Faz agora apenas 20 anos, mas é como se sempre tivesse existido. Hoje em dia, é impensável viver-se sem esta rede.

O mês de agosto é marcado pelo aniversário da World Wide Web (WWW). A primeira página da internet completou, este mês, 20 anos de existência e ainda continua online. Este grande marco na história da comunicação mundial deve-se a Tim Berners-Lee, que criou o primeiro site da WWW, em 1991.

No entanto, foi em 1969 que esta grande rede mundial começou a ser desenvolvida. A agência americana ARPA (Advanced Reserched and Projects Agency) conseguiu interligar, através da internet, as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano.

Em 1991, Tim Berners-Lee consegue pôr online o primeiro site WWW para a organização Europeia para a pesquisa Nuclear. Esta página da internet apenas continha textos e hiperligações, onde explicava o que é a WWW.

“Uma grande área de hipermédia de iniciativa recíproca que tem por objetivo dar acesso universal a um grande universo de documentos”, assim a definiu.

Dois anos depois, em 1993, a internet tornou-se na grande rede de alcance mundial e passou a ser acessível a toda a gente. A partir deste passo, começaram a aparecer os primeiros navegadores, ou browsers (palavra inglesa mais utilizada) tais como o Mosaic ou o Netscaper, divulgou o site ‘Boas Notícias’.

Atualmente, utilizamos a Web 2.0 que oferece aos utilizadores um leque bem abastado de possibilidades, tais como a interação e a participação em blogues e redes sociais.

E por referir as redes sociais, é de salientar que o site mais usado é o Facebook com mais de 7,5 milhões de usuários. O Google e o YouTube completam, respetivamente, o pódio.

Devido à rapidez e ao fácil acesso à informação, a internet é já uma ferramenta de trabalho muito utilizada e chega mesmo a ser indispensável para muitos trabalhadores.

Em destaque

Subir