Nas Notícias

Agora é a brucelose: Foco em Baião atinge 13 pessoas

brucelose Depois da legionella, um surto de brucelose, em Baião. De acordo com a ARS Norte, há 13 infetados confirmados. Quatro pessoas estão internadas no Santo António e no São João, no Porto. O surto teve origem num queijo artesanal, produzido num local não autorizado.

Com o surto de legionella a perder destaque nas notícias, de Baião vem o relato de um surto de brucelose.

Segundo a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), citada como fonte pelo Expresso e pelo Jornal de Notícias, há pelo menos 13 casos confirmados.

Os quatro pacientes mais graves foram internados nos dois hospitais centrais do Porto, o Santo António e o São João.

De acordo com o JN, há um quinto internado, em Amarante.

“Até ao final da tarde divulgaremos um comunicado com mais informações”, prometeu uma fonte da ARSN, que o Expresso não identifica.

Uma fonte da autarquia, também não identificada pelo semanário nem pelo JN, adianta que o foco terá tido origem num queijo artesanal.

“Pelo que tenho conhecimento neste momento, é um foco controlado em Baião. Os casos de brucelose tiveram origem no consumo de queijos produzidos de forma artesanal. Já foi identificado o local e o período em que foram ingeridos”, precisou a fonte.

A brucelose é uma infeção provocada pela brucella, uma bactéria que é transmissível ao ser humano através do consumo de produtos de origem animal contaminados, como o queijo.

Em destaque

Subir