Economia

Fitch, Moody´s e Standard & Poor´s na mira do regulador europeu dos mercados financeiros

agencias_notacaoOs procedimentos nos mercados financeiros de Moody’s, Standard & Poo’s e Fitch, as principais agências de rating, vão ser avaliados por parte do regulador europeu. A ESMA pretende perceber os reais objetivos dos cortes de rating por parte daquelas agências de notação de crédito nas instituições bancárias.

Os reais objetivos dos cortes de rating por parte das agências de notação vão ser analisados por parte do regulador dos mercados, segundo adianta o Financial Times, na sua edição desta segunda-feira. De acordo com este jornal, foi aberto um inquérito àquelas três agências de rating, cujos procedimentos têm sido criticados.

A European Securities and Markets Authority (ESMA), de acordo com o Financial Times, pretende saber se a Fitch, Moody´s e Standard & Poor´s estão a proceder do modo correto, ou se existem interesses obscuros nos cortes de rating – que têm repercussões nos mercados.

O periódico londrino cita mesmo o presidente da ESMA, Steven Maijoor, que aponta outra grande finalidade nesta avaliação às agências de notação: verificar o rigor e transparência das suas análises.

“Os ratings de bancos são extremamente importantes, já que se assumem como pilar na avaliação do rating dos Estados e dos seus títulos de dívida”, explica Steven Maijoor ao Financial Times.

Apenas desde o ano passado as agências de rating passaram a prestar esclarecimentos à ESMA, após uma exigência da União Europeia e após os efeitos colaterais que as suas avaliações tinham nas economias nacionais – sobretudo as que atravessam maiores dificuldades.

Os procedimentos de Fitch, Moody´s e Standard & Poor´s estão sob suspeita desde o período que antecede esta crise internacional: as agências valorizaram bancos que (perceber-se-ia mais tarde) não tinham o valor que lhe era atribuído e que enfrentaram mesmo a falência.

Agora, há suspeitas sobre procedimento inverso: cortes de rating que não se justificam, ou que podem ter outros objetivos. Estados e instituições bancárias são fustigados com cortes das agências de notação, em plena crise.

Dada a relevância que uma decisão de qualquer uma daquelas agências pode ter nos mercados internacionais, a ESMA decidiu avançar com uma investigação na Fitch, Moody´s e Standard & Poor´s.

Em destaque

Subir