Nas Notícias

Agência Lusa: trabalhadores rejeitam proposta de redução de uma hora diária de trabalho

lusaA decisão não é definitiva, mas os trabalhadores da Lusa têm recusado a proposta da administração para reduzir o trabalho em uma hora diária. A Comissão de Trabalhadores alerta que a medida terá “implicações no serviço que a Lusa presta aos clientes, nomeadamente no caudal noticioso”.

A Comissão de Trabalhadores (CT) da agência Lusa recebeu uma proposta da adminsitração para reduzir em uma hora por dia o trabalho, com o correspondente corte na retribuição mensal. Uma medida que tem sido rejeitada pelos funcionários e cuja aprovação, assegura o Conselho de Administração (CA), “está dependente do consentimento de todos os trabalhadores”.

Segundo o comunicado emitido pela CT, os funcionários têm-se pronunciado contra a proposta, argumentando que “a redução de uma hora diária de trabalho vai ter implicações no serviço que a Lusa presta aos seus clientes, nomeadamente no caudal noticioso”. A decisão final será tomada em plenário de trabalhadores, com a CT a sugerir a discussão da proposta na reunião que os sindicatos convocaram para dia 13 de movembro.

O CA terá justificado a medida, apresentada ontem, com o corte de 30,9 por cento no contrato programa com o Estado, que reduz as transferências em 4,8 milhões de euros. Na proposta, a administração terá garantido a intenção de “reduzir em 2013 as despesas correntes da empresa e os gastos com serviços externos”.

De acordo com a nota emitida pela CT, o Conselho de Administração da agência Lusa prepara-se para denunciar o acordo de empresa, fazendo depender a aceitação de um novo acordo da aprovação, pelos funcionários, desta proposta de redução do trabalho em uma hora diária.

Em destaque

Subir