Nas Notícias

Agência Lusa em greve para manter “a qualidade editorial” do serviço noticioso

lusaA agência Lusa, que produz “uma média de 392 notícias por dia”, está de greve desde hoje até domingo. Os trabalhadores contestam o plano do Governo em “reduzir em mais de 30 por cento o valor do contrato de serviço noticioso e informativo de interesse público”.

Os trabalhadores da agência Lusa já entraram em greve, depois de ontem a empresa já ter avisado que o serviço podia sofrer “atrasos, limitações e eventuais interrupções”. A paragem tem como finalidade contestar a proposta do Governo, recebida “com grande apreensão”, de “reduzir em mais de 30 por cento o valor do contrato de serviço noticioso e informativo de interesse público”.

Alguns números são adiantados para sublinhar a importância da agência: “a Lusa divulga aos clientes, mensalmente, quase 12 mil notícias, uma média de 392 notícias por dia, mais de 2500 sons e vídeos, satisfazendo as necessidades de rádios, jornais e televisões, independentemente da dimensão”.

É, por outro lado, uma empresa exportadora e símbolo do país para as comunidades no estrangeiro: “através dos correspondentes nos países lusófonos e onde existem significativas comunidades de emigrantes, a agência desempenha um papel determinante na coesão nacional e no reforço da ligação a Portugal”.

“O corte já confirmado na proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano vai comprometer gravemente o funcionamento e a qualidade editorial da agência Lusa, bem como a dimensão da rede nacional e internacional”, argumentam os trabalhadores.

Numa nota enviada de manhã, a empresa informou que o serviço noticioso iria ser “interrompido às 08h00 de hoje devido à greve dos trabalhadores da agência. O serviço poderá ser restabelecido caso existam condições para tal. Se isso acontecer, será emitida uma nova nota aos clientes”.

O corte de 30,9 por cento no valor do contrato vai baixar a indemnização compensatória dos 19,1 milhões de euros recebidos este ano para 13,2 milhões de euros (IVA incluído) em 2013.

Em destaque

Subir