Nas Notícias

Agência para gestão dos incêndios não vai funcionar no verão, admite ministro-adjunto

O Governo criou a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), o Presidente promulgou-a, mas não estará a funcionar se houver fogos no verão, adiantou o ministro-adjunto, Pedro Siza Vieira.

Em entrevista à Renascença, o governante explicou que a agência ainda se encontra em processo de instalação, pelo que só em 2019 poderá entrar em funções.

“A agência não vai estar a funcionar este verão. Vai estar em instalação até ao final desta época de fogos, a Unidade de Missão está a apoiar a preparação da época de fogos, esta época de prevenção e a de combate”, reconheceu o ministro-adjunto.

Enquanto se espera pela AGIF, as ações de prevenção são ainda mais importantes, frisou o governante.

Para além da limpeza de matos e da gestão de combustível, urge ter “mais botas no terreno”, ou seja, mais patrulhamento para minorar o número de ignições.

O ministro-adjunto considerou mesmo que os incêndios são, “talvez, a maior ameaça que hoje enfrentamos à segurança coletiva”.

Pedro Siza Vieira adiantou ainda que o Governo chegou a acordo com a operadora responsável pelo SIRESP, que vai ser reforçado, em março, com a instalação de 18 baterias e 471 antenas satélites.

Na mesma entrevista, o governante prometeu ainda o reforço dos meios aéreos de combate aos fogos. “Disso estou seguro”, afirmou.

Em destaque

Subir