Categorias: Nas Notícias

Agência Fitch: Portugal só cumpre défice com medidas de austeridade adicionais

Segundo um comunicado da Fitch, Portugal terá de somar mais medidas de austeridade sobre aquelas que o Governo já determinou na proposta de Orçamento de Estado para 2012. Em comunicado, a agência de notação financeira considera que só desse modo a meta dos 5,9 por cento do défice será atingida. Passos Coelho recebe elogios.

Entre elogios a Passos Coelho e apelos a mais medidas de austeridade, a Fitch traça um quadro positivo para Portugal, mas só à custa de um esforço adicional de trabalhadores e contribuintes, que terão de sofrer na pele novas opções duras.

Num comunicado, a agência sustenta que a maioria governativa terá de ser mais rigorosa e chegar mais além na redução da despesa, emagrecendo a máquina do Estado, e no aumento da receita.

A Fitch acredita que Portugal atingirá a meta do défice, traçada para não ir além dos 5,9 pontos percentuais do Produto Interno Bruto. Mas essa meta só será atingida com um esforço suplementar, como, por exemplo, a transferência do fundo de pensões da banca para o Estado.

Passos Coelho é saudado por denotar um “forte empenho” em cumprir com o memorando de entendimento da troika, mas o empenho do primeiro-ministro, em 2012, terá de ser transformado em aplicação de medidas impopulares.

Numa análise à proposta de Orçamento de Estado para 2012, que o Governo apresenta, a Fitch realça a “redução significativa da despesa”. A agência de notação aplaude, no mesmo comunicado, os cortes de “pensões e salários”.

As más notícias surgem a seguir. Apesar dos elogios e perspetivas otimistas, a agência decidiu baixar o rating de Portugal, hoje, colocando-a num nível considerado lixo: BB+. Esta redução de rating pode repetir-se, nos tempos que se seguem.

A recessão portuguesa, que deverá durar até 2013, “dificultará a execução do plano de redução do défice”, considera a Fitch, lembrando que essa realidade “terá impacto negativo na qualidade dos ativos da banca”.

Portugal enfrenta um cenário de dificuldade em controlar a despesa e, consequentemente, “um grande risco de derrapagem”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 10 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 10 de…

há % dias

Emprego atinge máximo histórico em Portugal apesar do aumento na taxa de desemprego

A Randstad Portugal acaba de publicar a sua análise aos resultados do Inquérito ao Emprego…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

10 de maio, começa a Bücherverbrennung, a queima de livros nazi

A Bücherverbrennung, que em português significa “queima de livros”, começou a 10 de maio de…

há % dias

Mais de metade dos portugueses não sabe qual é o valor normal de Índice de Massa Corporal

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) está a divulgar os resultados do estudo “Os portugueses…

há % dias

9 de maio, é apresentada ‘Declaração de Schuman’, génese da União Europeia

Nove de maio é dia da Europa, que em 1950 conhece a ‘Declaração de Schuman’, documento…

há % dias