Mundo

Cooperação entre África e a China não será derrubada

O presidente moçambicano, Filipe Nyusi, classifica a cooperação entre Moçambique e China como uma relação sólida que ninguém vai derrubar, disse no domingo, em Pequim, num encontro com empresários dos dois países.

“A árvore plantada com amor é a verdadeira amizade entre Moçambique e China porque ninguém a vai derrubar”, referiu, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

Filipe Nyusi encontra-se na capital chinesa para participar na terceira edição do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), que decorre hoje e terça-feira.

A anteceder o evento, Moçambique organizou um fórum de negócios em que foram assinados oito memorandos de entendimento entre entidades moçambicanas e chinesas.

Segundo os números apresentados pelo chefe de Estado no fórum de negócios, a China tornou-se num dos maiores investidores no país: no período entre 2013 e o primeiro semestre deste ano, foram aprovados 149 projetos correspondentes a 751 milhões de dólares de investimento direto estrangeiro, suscetíveis de criar cerca de 20 mil postos de trabalho, referiu, citado pela agência estatal moçambicana.

Nyusi destacou a presença da China nos setores do turismo, ecoturismo, agricultura, agroindústria, mineração, produção de energia e infraestruturas.

“A República Popular da China é o maior investidor na indústria hoteleira e está também na aquacultura e pescas onde os volumes de produção têm estado a crescer anualmente”, sublinhou.

À margem do fórum de negócios, o Presidente recebeu em audiência representantes de 11 empresas chinesas, entre as quais algumas já presentes em Moçambique e outras que pretendem ir se estabelecer no país.

Entre os entendimentos estabelecidos por entidades dos dois países, o banco Millennium bim assinou um memorando com a Fosun International, empresa que opera na área de finanças, seguro, turismo e saúde.

Em destaque

Subir