Nas Notícias

África: 63 por cento das mortes devem-se a doenças transmissíveis como sida e tuberculose

sidaResponsável da Organização Mundial da Saúde (OMS) para África, Luís Gomes Sambo, adianta, em Luanda, que 63 por cento das mortes neste continente se devem a doenças transmissíveis, sobretudo VIH/sida e tuberculose.

De acordo com Luís Gomes Sambo, diretor regional da OMS no continente africano, as doenças transmissíveis continuam a ceifar vidas em África, representando mais de 60 por cento do total de mortes na região.

A sida e a tuberculose são as doenças mais fatais, dentre todas as transmissíveis, sendo que a sida representa 15,8 por cento do total de óbitos em África. No que diz respeito apenas às mortes por doenças transmissíveis, a sida representa 38,5 por cento. Os números foram avançados por Luís Gomes Sambo, ontem, em Luanda.

Naquela cidade angolana, decorre um encontro sobre educação médica, levado a cabo pela Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto. Apesar da realidade preocupante, há indicadores positivos, sobretudo no combate ao VIH/sida. A taxa de cobertura nas intervenções com antirretrovirais, tendo em vista a redução da transmissão, está a aumentar. Das 100 mil pessoas que acederam a este tratamento, em 2003, passou-se para 6,2 milhões, em 2011.

Este aumento do alcance dos tratamentos permite fazer frente a uma incidência da doença ainda muito elevada: no ano passado, registaram-se 1,7 milhões de novos casos.

Em destaque

Subir