Desporto

Afinal, Pepe não é dos mais ‘violentos’ da Liga Espanhola

real madrid pepe 1Entre os jogadores dos dois maiores clubes do país vizinho, há uma dezena que comete mais faltas por jogo do que o luso-brasileiro. Nova ‘guerra de palavras’ entre rivais está instalada em Espanha.

Jogar no Real Madrid é sinónimo de atenção mediática. A imprensa não perdoa e ao mínimo deslize, há novas manchetes nos jornais. Agora, e como já tem sido hábito nos últimos anos, as declarações provocatórias surgem de merengues e catalães.

Comecemos pelo início. No final da partida que opôs o Real Madrid ao Barcelona, em Camp Nou, jogo que terminou empatado a duas bolas, Pepe acusou os jogadores da equipa rival de serem atores, referindo-se ao facto de estarem sempre no chão a fazer teatro.

A resposta não se fez esperar e Tito Vilanova, técnico do Barcelona, pediu que fizessem uma compilação dos lances protagonizados pelo internacional luso. Mas também entre jornais parece haver autênticas defesas a cada uma das equipas. Segundo o Maisfutebol, o ‘El Mundo Desportivo’ acabou mesmo por tratar da edição do vídeo, enquanto que o ‘AS’ parece sair em defesa do camisola 3 merengue. Dessa forma, esqueceu as imagens e pegou nas estatísticas.

Feitas as contas, afinal, Pepe está longe de ser o jogador mais faltoso do campeonato. Entre Barcelona e Real Madrid, há um total de 10 jogadores que fazem mais faltas que o central.

O camisola 3 da formação de José Mourinho comete, em média, 0,95 faltas por jogo, um número incrível para um defesa, diga-se. Já na altura de ser derrubado, a média é de 1,31.

Ora, olhando para os plantéis dos dois grandes espanhóis, há muitos a fazer pior. Eis a as médias de faltas cometidas entre jogadores de Barcelona e Real Madrid (entre os que alinharam em mais de 20 partidas):

1.º- Sergio Ramos (Real Madrid): 1,97/jogo;
2.º- Xabi Alonso (Real Madrid): 1,64;
3.º- Daniel Alves (Barcelona): 1,60;
4.º- Arbeloa (Real Madrid): 1,55;
5.º- Jordi Alba (Valência/Barcelona): 1,26;
6.º- Ricardo Carvalho (Real Madrid): 1,24;
7.º- Sergio Busquets (Barcelona): 1,18;
8.º- Callejón (Real Madrid): 1,04;
9.º- Khedira (Real Madrid): 1;
10.º- Mascherano (Barcelona): 0,95.

Já no que se refere a cartões, percebe-se claramente que Pepe é dos jogadores que mais facilmente vêm a cartolina amarela. Pegando novamente na mesma lista, nesta estatística o central é terceiro. Ora veja:

1.º- Xabi Alonso (Real Madrid): 27 (média por época);
2.º- Sergio Ramos (Real Madrid): 25;
3.º- Pepe (Real Madrid): 22;
4.º- Daniel Alves (Barcelona): 20;
5.º- Arbeloa (Real Madrid): 19;
6.º- Jordi Alba (Valência/Barcelona): 19;
7.º- Ricardo Carvalho (Real Madrid): 18;
8.º- Sergio Busquets (Barcelona): 17;
9.º- Mascherano (Barcelona): 13.
10.º- Khedira (Real Madrid): 12.

Em destaque

Subir