Nas Notícias

Afinal, ataque de Nice pode não ter sido atentado terrorista

O autoproclamado Estado Islâmico reivindicou a autoria dos ataques de Nice, mas de acordo com o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, a investida de um camião numa zona onde se encontravam centenas de pessoas pode não ter sido uma ação de uma organização terrorista.

As primeiras investigações ao ataque de Nice, onde um camião atropelou dezenas de pessoas, num ataque que provocou a morte de 84 pessoas, pode não ter sido uma ação terrorista.

O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, revela que “não foram estabelecidas pela investigação, nesta fase”, quaisquer ligações entre o autor desse ataque e “redes terroristas”, entre as quais o autoproclamado Estado Islâmico.

Os investigadores colocam a hipótese de se ter tratado de uma ação isolada, “de um indivíduo desequilibrado e violento”, que tenha decidido cometer este crime.

Bernard Cazeneuve já tinha dito também que o autor do ataque de Nice – Mohamed Lahouaiej Bouhlel, um franco-argelino de 31 anos – não tinha sido referenciado pelas autoridades como potencial membro de uma rede terrorista. Poderá ter-se radicalizado, mas num processo recente.

Veja aqui a simulação do ataque de Nice

Entretanto, enquanto avançam as investigações, descobrem-se detalhes sobre o caso. Sabe-se abora que Bouhlel fez ensaios desta marcha do camião, captados por câmaras de videovigilância.

Um detalhe sórdido: antes de avançar para a multidão, o autor do massacre tirou uma selfie, a sorrir.

As investigações prosseguem, mas com uma diferença, relativamente aos atentados anteriores, praticados em França: a certeza de que tenha sido uma ação da autoria do Daesh perde força.

Em destaque

Subir