Nas Notícias

Afegãos pedem asilo no Porto e são detidos por suspeita de terrorismo

Dois afegãos foram detidos, no Porto, por suspeitas de terrorismo. Os jovens de 20 e 25 anos foram à PSP pedir asilo, mas imagens comprometedoras – como fotos de armas e de combatentes na Síria – levaram as autoridades a suspeitar de uma eventual ligação a grupos terroristas, avança o Jornal de Notícias.

Depois de rejeitado um pedido de asilo na Finlândia, acrescenta o diário, os homens terão vindo para Portugal, de comboio, tendo entrado numa esquadra da PSP no Porto para tentar obter o que lhes fora negado pelas autoridade finlandesas.

Com eles traziam uma pen que tinha imagens comprometedoras: armas e explosivos, semelhantes aos usados em ataques perpetrados por jihadistas do Estado Islâmico, e fotos de vários combatentes, supostamente registadas em território ocupado pelo ISIS na Síria.

O caso passou para a alçada da Polícia Judiciária (PJ) e dos Serviços de Informações e Segurança (SIS), tendo os dois afegãos sido presentes ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e, posteriormente, a uma juíza.

Durante o interrogatório no SEF, os homens terão alegado que desertaram da guerra na Síria, sem precisarem por que lado combatiam, para pedir asilo na Finlândia. Recusado o pedido, vieram de comboio para Portugal, com entrada e permanência ilegais.

A juíza decretou que os suspeitos ficassem sob custódia do SEF.

Em destaque

Subir