Mundo

Afeganistão: 41 mortos num ataque à bomba em mesquita cheia de fiéis

atentado iraqueUm bombista suicida atacou uma mesquita no Afeganistão, matando 41 pessoas e ferindo dezenas de outras vítimas. O ataque ocorreu hoje em Maymana, capital da província de Faryab, e ainda não foi reivindicado por qualquer organização terrorista.

Quarenta e uma pessoas perderam a vida, após um ataque à bomba, que ocorreu na manhã desta sexta-feira, no Afeganistão, num feriado muçulmano, dia em que se comemora o Eid al-Adha, que representa o final da peregrinação a Meca.

Um bombista suicida fez deflagrar uma carga explosiva, numa mesquita Eidgah, que se situa em Maymana, numa altura em que os fiéis estavam reunidos em oração. Mais de 50 pessoas ficaram feridas no ataque, que aconteceu quando as pessoas estavam a abandonar a mesquita de Maymana, capital da província de Faryab.

Um sobrevivente revelou à BBC que o terrorista suicida recorreu a explosivos que se escondiam na sua roupa. Altos funcionários do governo da província e da polícia participavam das orações. Mas as vítimas são, principalmente, civis, entre os quais crianças.

“Tínhamos acabado de Eid al-Adha orações e estávamo-nos a saudar”, conta o vice-governador da província, Abdul Satar Barez, em declarações à agência AFP. Este ataque numa mesquita de Maymana expõe as preocupações já reveladas pela situação de insegurança que se vive no Afeganistão.

Há uma perceção generalizada de que Faryab é uma província muito tranquila, mas os recentes desenvolvimentos contrariam esta teoria. Houve uma série de mortes de líderes tribais, em Maymana. As forças da NATO realizaram, de resto, diversas operações noturnas, à procura de talibãs. No entanto, o ataque bombista que provocou 41 mortos não foi ainda reivindicado.

Em destaque

Subir