Nas Notícias

Aeroporto de Lisboa vai chamar-se “Humberto Delgado” a partir de maio

O aeroporto da capital vai ser rebatizado, como forma de homenagear o general Humberto Delgado. Pedro Marques, ministro com a pasta das Infra-estruturas, anunciou a decisão do executivo.

O Aeroporto de Lisboa passará a chama-se Aeroporto Humberto Delgado, a partir do próximo dia 15 de maio. O batismo tem como objetivo homenagear o ‘general sem medo’, quando se assinalar mais um aniversário do militar.

O ministro Pedro Marques revelou, em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira, que a decisão do Governo está tomada – em vésperas do dia em que se cumprem 51 anos desde o seu assassinato.

“Humberto Delgado foi uma figura maior da oposição ao regime da ditadura, teve um papel muito relevante na área da aviação civil”, destacou Pedro Marques, que lembrou, por outro lado, que o general esteve na liderança do processo de fundação da Transportadora Aérea Portuguesa.

Humberto Delgado é um dos principais rostos da tentativa de derrube do regime de Salazar pela via eleitoral. Foi derrotado nas urnas, por via de um processo eleitoral fraudulento, que permitiu a vitória de Américo Tomás, candidato do regime.

Produziu uma afirmação histórica, na campanha eleitoral, a 10 de maio de 1958. No café ‘Chave de Ouro’, questionado sobre o que faria a Oliveira Salazar se vencesse as eleições, Humberto Delgado exclamou: “Obviamente, demito-o!”.

Em destaque

Subir