Nas Notícias

Adolescente com “morte marcada para dezembro” encontra dador de medula

hemodialiseChama-se Gonçalo Franco, tem apenas 15 anos, mas uma aplasia na medula óssea determinou uma sentença de morte, com data marcada para dezembro, a menos que fosse encontrado um dador compatível. A família de Gonçalo encontrou um dador mesmo a tempo…

A história é contada pelo Jornal de Notícias, que relata um pesadelo iniciado em agosto, quando foi diagnosticado em Gonçalo Franco uma aplasia da medula óssea, doença igual à que afetou o filho de Carlos Martins, do Benfica, num caso muito mediatizado.

O Gonçalo começou com sintomas semelhantes a uma amigdalite, mas os exames realizados foram impiedosos. Perspetiva-se que não chegasse a 2013, com os médicos a prever a morte até dezembro.

A família do adolescente começou uma luta contra o tempo, à procura de um dador de medula que fosse compatível. Cada minuto que passava era um crescendo de desespero, numa batalha entre esse sentimento e a crença de salvar o Gonçalo.

A crença derrotou o desespero, mesmo a tempo, com a família a encontrar um dador que permitirá evitar a morte. O relógio da vida do Gonçalo foi acertado e o tempo deixou de correr e passou a caminhar, devagarinho.

Em destaque

Subir