Mundo

Adivinhe quem tirou estas fotos deslumbrantes de Londres

Numa iniciativa de cariz social e artístico, 100 máquinas descartáveis foram entregues a um grupo muito específico de pessoas, que registaram ‘A minha Londres’ em fotografia.

A Cafe Art, uma organização que alia o trabalho solidário aos fins artísticos, está a desafiar os britânicos a verem a capital pelos olhos dos… sem-abrigo.

Cem máquinas descartáveis foram entregues a outros tantos sem-abrigo, que tiveram toda a liberdade para fotografar a cidade, no âmbito do tema ‘A minha Londres’. Refira-se que a iniciativa contou com a colaboração da Royal Photographic Society, que providenciou uma formação em fotografia a todos os envolvidos.

Com mais de 80 câmeras a serem devolvidas, a organização viu-se confrontada com mais de 2500 fotografias de Londres. O júri, composto por especialistas de marcas e agências ligadas à fotografia e ao setor cultural (como a Christie’s, uma casa de leilões que também aposta na área), foi surpreendido pela qualidade das imagens.

A fotografia de um cão a surpreender o fotógrafo que focava o veleiro, da autoria de ROL, foi a eleita para figurar como imagem de apresentação do projeto, que para além de ser exposto vai ser convertido em livro.

Todo o dinheiro recolhido com a venda de produtos associados à iniciativa, como calendários, vai servir para ajudar os mais desfavorecidos a comprarem material (quer fotográfico, quer de outras áreas, como a pintura) ou a frequentarem cursos artísticos.

 

Em destaque

Subir