Tecnologia

Adeus Windows Phone 8.1! Sistema operativo já tem morte anunciada

Todos os sistemas operativos têm um prazo de validade, e o mesmo é válido para todas as marcas, incluindo a Microsoft. Assim acontecerá com o Windows Phone 8.1, que fica assim com o seu prazo de validade definido.

Lançado há sensivelmente 3 anos, o Windows Phone 8.1 equipou, principalmente, muitos dispositivos da extinta Nokia (agora ressuscitada no Android) e agora fica-se a saber que o mesmo irá desaparecer em julho.

Se por um lado a Microsoft cumpriu o que prometeu quando esta versão do sistema operativo foi lançado – atualizações durante 36 meses – a verdade é que muitos utilizadores vão ver os seus dispositivos ficar sem suporte.

Se ainda tem um dispositivo com o Windows Phone 8.1 fique a saber que a partir do dia 11 de julho o mesmo deixará de ter suporte por parte da Microsoft.

Isto acontece porque muitos dispositivos não foram adquiridos no ano de lançamentos, fazendo com que estes utilizadores adquirissem equipamentos com algumas limitações de hardware, como a memória RAM, por exemplo.

Este foi um dos problemas que a própria Microsoft criou: lançou dispositivos com poucos recursos de hardware – com a promessa de que o Windows Phone não exigia mais – para depois dizer aos utilizadores que dispositivos com 1GB de RAM não iriam receber o Windows Mobile.

É precisamente por estar focada no Windows 10 Mobile que a Microsoft está a acelerar todos estes processos, com o intuito de “recuperar” aquilo que nunca teve no segmente dos dispositivos móveis: uma quota de mercado significativa.

Se o Windows 10 Mobile tem todos os condimentos para aproximar os utilizadores do segmento empresarial, como ficou provado com o HP Elite X3, a verdade é que a falta de aplicações no sistema continua e isso é o vazio da plataforma ao utilizador comum.

Ou a Microsoft joga rápido no quesito das aplicações, ou a versão mobila do Windows 10 vai resumir-se à insignificância por onde passou o 8.1. Porque quem decide se as aplicações fazem falta ou não, são os utilizadores e não as marcas.

Em destaque

Subir