Mundo

Adeus, Pusuke: Morreu o cão mais idoso do mundo, com 26 anos e nove meses

cao2Chamava-se Pusuke, era um macho da raça shiba inu, morava em Sakura, no Japão, desde 1 de abril de 1985, data do seu nascimento. Inscreveu o nome no livro Guinness por ser o cão mais velho do mundo. Morreu nesta segunda-feira, aos 26 anos e nove meses, depois de uma longa história de vida, equivalente a 125 anos, num humano.

Morreu ontem o velhinho Pusuke, certamente um dos ‘idosos’ mais acarinhados do mundo, pela sua beleza, pelo seu feitio e também pela popularidade, também conquistada com o livro de recordes mundiais, onde o seu nome constava como o cão mais velho do mundo.

Estabelecer um paralelo entre as idades do cão e do Homem pode não ser totalmente exato, mas o velho Pusuke, de 26 anos e nove meses, teria o equivalente a 125 anos. Vivia em Sakura, localizada na província japonesa de Tochigi, no Japão.

Nasceu a 1 de abril de 1985 e estivera perto da morte, quando foi vítima de um atropelamento em 2008. Apesar de velhinho, o cão sobreviveu a esse incidente, que o obrigou a deitar-se na mesa de operações.

Era um animal afável e tinha alguns segredos para a longevidade: bons hábitos alimentares e passeios diários. Recusou-se a comer, ontem. Viria a morrer horas mais tarde, em virtude da elevada idade.

Pusuke, da raça shiba inu, recebeu o título de cão mais velho do mundo quando foram apresentados os registos do seu nascimento. A organização do Guinness considerou-o como o cão mais velho do mundo.

Faltavam-lhe ‘apenas’ três anos de vida para se tornar o cão mais velho desde que há registos. Esse recorde, de 29 anos, nunca irá bater.

Em destaque

Subir