Desporto

Adeptos do Sporting reagem negativamente a publicação de Bruno de Carvalho

Uma publicação de Bruno de Carvalho no Facebook, com o Benfica como alvo, gerou algumas reações negativas de adeptos do Sporting. É certo que se verificou o inverso, mas há uma mudança de um paradigma: a unanimidade em redor do presidente parece ter chegado ao fim.

Na ressaca da vitória do Benfica na Liga dos Campeões – ou do “benfica”, como escreve o líder leonino, que usa sempre a minúscula para se referir ao rival da Segunda Circular –, Bruno de Carvalho voltou às redes sociais, para falar de arbitragem.

“Sempre disse que manter as pessoas informadas é muito importante. Dar factos e detalhar serve de reflexão e de alerta. Porque temos de estar sempre a falar, escrever e a informar: porque a pressão e a manipulação resultam”, começou por escrever o dirigente, no seu espaço oficial no Facebook.

E prossegue: “Para além de estarmos na 25 jornada e o benfica não ter tido nenhum penalti contra, nenhuma expulsão de um seu jogador e ainda ser a equipa com menos amarelos, são a equipa mais beneficiada com erros da arbitragem”.

O presidente do Sporting cita a capa de O Jogo [“Afinal chega para tudo”], manchete que faz uma alusão à diferença de estratégia entre leões e águias – se em Alvalade só se pensa no título, já para os lados da Luz há diferentes campos de ‘batalha’. Mas Bruno de Carvalho faz outra leitura.

“Ainda hoje numa capa de um jornal podemos ler “afinal chega para tudo”! Pois chega… Os sportinguistas têm de se manter alerta e atentos, sem se deixar também manipular pelos chavões criados pelos rivais. Temos de nos manter unidos e focados, mantendo o apoio constante que tem sido a nossa imagem de marca. Faltam 9 jornadas! Todos ao Estoril!”, conclui.

Na verdade, a narrativa de Bruno de Carvalho não traz nada de novo. O que se encontra de novidade é um facto aparente: o fim da unanimidade em redor das comunicações no Facebook. Começam a surgir ecos de divergência, expressa nos comentários mais populares.

“Isto é tudo muito bonito mas a verdade é que vamos em segundo na única competição que temos para lutar. Seguimos juntos presidente mas já chega destas coisas! Temos de nos focar no que realmente interessa e aí estamos a falhar gravemente”, realça um apoiante de Bruno de Carvalho.

“É tudo muito bonito mas não é assim que vamos ganhar campeonatos! Não a falhar três, quatro oportunidades claras de golo por jogo!”, realça outro adepto.

Outro adepto que se manifesta apoiante de Bruno de Carvalho mantém-se nessa condição, mas aponta críticas ao Sporting.

“Tenho assistido com prazer ao seu percurso enquanto presidente do Sporting e até à presente data constato o seguinte: como apelida o Sporting de grande clube europeu então deveria ter comportamentos como tal… Vê o presidente do Real Madrid, Chelsea, Barcelona, Bayern (…) a criticar as equipas adversárias, os árbitros, as ligas, a processar dirigentes, a expulsar sócios, a escrever diariamente no Facebook, a fomentar o ódio entre clubes, a difamar sem provas, a mentir…”, questiona.

“Pense nisso. Talvez o Sporting venha a ganhar com isso… Faça o trabalho de presidente e deixe o de adepto para os adeptos… Ser populista é diferente de ser bem sucedido… E para se ser bem sucedido não deve ser populista… Fica a dica de quem está no futebol sem facciosismos…”, prossegue o mesmo adepto.

Refira-se, no entanto, que muitos adeptos do Sporting se mantêm ao lado do presidente e manifestam esse sentimento noutros comentários.

“Força Presidente, seguimos juntos! Como em qualquer democracia, nem sempre estou de acordo com todas as opções tomadas pela direcção, mas estou inequivocamente do seu lado nesta luta e quero aproveitar para lhe agradecer o seu esforço, dedicação e devoção para devolver a glória ao nosso clube”, manifesta outro sportinguista.

Mais do que a publicação de hoje, destacam-se os comentários. Bruno de Carvalho nunca recebeu tantas críticas como hoje.

Em destaque

Subir