Tecnologia

Ada Lovelace: Google assinala 197.º aniversário com doodle a 10 de dezembro

doodle ada lovelaceAda Lovelace, a primeira programadora da história, que nasceu há 197 anos, merece uma homenagem ao estilo da Google. Um doodle transporta para a página inicial gigante da Internet o programa de Ada Lovelace, no passo inicial rumo aos portáteis e dispositivos móveis da atualidade.

Cumpre-se hoje o 197.º aniversário da britânica Ada Lovelace, considerada a primeira programadora da história. Com um google doodle, o motor de busca assinala a efeméride.

Nascida a 10 de dezembro de 1815, em Londres, Inglaterra, Ada Augusta Byron King, Condessa de Lovelace escreveu um programa que poderia utilizar a máquina analítica de Charles Babbage.

O doodle conta a história com um grafismo que nos reporta para os primórdios da programação, em meados de 1840. Ada Lovelace surge sentada, com uma pena na mão, a criar cálculos que estão na base da programação moderna.

Nesta homenagem da Google, caminha-se de imagem em imagem, para os primeiros computadores, até aos portáteis e outros dispositivos móveis, numa alusão ao papel de Ada neste caminho com quase dois séculos na direção da programação tal qual a conhecemos hoje.

Ada Augusta Byron King, Condessa de Lovelace, conhecida como Lady Lovelace, é a única filha legítima do conhecido poeta britânico Lord Byron e sua esposa, Annabella.

A primeira programadora da história participou no projeto de Charles Babbage – considerado um excêntrico que ocupou a cátedra de matemática em Cambridge.

Babbage começou por construir uma máquina calculadora, mas abandonou o projeto e começou a construir uma máquina ainda mais elaborada e mais eficiente.

Não obstante o projeto não ficar concluído, Babbage, juntamente com Ada Lovelace, conseguiu perceber que uma máquina computadora deveria consistir num dispositivo de entrada, numa memória, numa unidade central de processamento e num dispositivo de saída.

Ada Lovelace, no âmbito deste projeto e não só, desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina calcular, tal como um computador da atualidade, os valores de funções matemáticas.

Lovelace, membro da corte inglesa do início do século XIX, Ada Lovelace criou um algoritmo para o cálculo da sequência de Bernoulli, uilizando a máquina analítica de Charles Babbage.

Esta britânica tornou-se numa das poucas pessoas que perceberam quais eram os conceitos que perceberam os conceitos envolvidos naquele projeto desenvolvido por Babbage. O primeiro programa escrito na história da humanidade é escrito por Ada Lovelace. Essa linguagem de programação viria a ser registada pelo Departamento de Defesa dos EUA em 1980.

Ada Lovelace morre a 27 de novembro de 1852, com apenas 36 anos, vítima de cancro do útero. A sua máquina analítica de Babbage foi redescoberta cem anos depois do seu nascimento e as notas de Ada ficaram crivadas na história como o primeiro computador e software das história.

Hoje, dia em que se assinala o 197.º aniversário de Ada Lovelace, um doodle da Google recorda a origem do computador utilizado para inúmeros fins, entre os quais recorrer ao motor de busca que homenageia Ada.

Em destaque

Subir