Nas Notícias

Açores: primeiro-ministro Passos Coelho ausente da campanha da mandatária regional, Berta Cabral

PSD acoresO presidente do PSD, Passos Coelho, será o único líder partidário a faltar às eleições regionais nos Açores, marcadas para 14 de outubro. O primeiro-ministro alega “agenda cheia” para não se mostrar ao lado de Berta Cabral, a candidata ‘laranja’ que foi a mandatária regional de Coelho.

O PSD vai ser o único partido cujo líder não participa na campanha para as eleições regionais nos Açores, marcadas para dia 14. A estratégia de Passos Coelho visa evitar que a crescente contestação às contínuas medidas de austeridade venha a prejudicar a candidata ‘laranja’, Berta Cabral, a qual tinha sido a mandatária regional de Passos Coelho.

A ausência do presidente do PSD é justificada com a “agenda muito cheia” do primeiro-ministro, como explicou José Matos Rosa. O secretário-geral do PSD lembra que Passos Coelho estará no estrangeiro por vários dias, quer para o Conselho Europeu (em Bruxelas), quer para o Congresso do PPE (em Bucareste). Faltou, porém, explicar a diferença das datas: é que as eleições regionais são no dia 14, enquanto os compromissos referidos são entre os dias 16 e 19.

“Não vamos deixar de tomar medidas de nível nacional porque há campanha nos Açores”, resumiu José Matos Rosa, quando questionado se a ausência de Passos Coelho era motivada por estratégia eleitoral. Ainda hoje, o primeiro-ministro foi vaiado na chegada ao Porto, cenário que os responsáveis regionais do PSD pretendem evitar nos Açores.

Na ausência do presidente, o apoio do partido à candidata Berta Cardoso é assumido pelo vice-presidente Jorge Moreira da Silva, num comício agendado para quarta-feira, e do próprio secretário-geral, José Matos Rosa.

Paulo Portas (CDS) foi o primeiro a ir aos Açores apoiar o candidato do respetivo partido, ainda antes do arranque oficial da campanha. José António Seguro (PS) foi o último, ontem, depois de Jerónimo de Sousa (PCP), Francisco Louçã (BE) e Garcia Pereira (PCTP/MRPP) já terem marcado presença.

Em destaque

Subir