Ciência

Açores podem vir a ter um porto espacial

O Ministério da Ciência e da Tecnologia começou hoje a sondar o mercado internacional à procura de interessados na construção e gestão de um porto espacial na ilha de Santa Maria, no arquipélago dos Açores.

A ideia do ministro Manuel Heitor é ter a estrutura já pronta em 2021.

Um porto espacial serve para o lançamento de satélites com um peso inferior a 500 quilos.

O projeto chama-se Atlantic ISL, sigla para ‘International Satellite Launch’, ou seja, ‘lançamento internacional de satélites’.

Para aliciar os interessados, o Governo compromete-se a tratar das acessibilidades e das infraestruturas de apoio, que passam também pelo reforço das capacidades do aeroporto e do porto da ilha açoriana.

Citado pelo Público, Manuel Heitor terá avançado com um apoio “logístico” na ordem dos seis milhões de euros.

Em contrapartida, os interessados terão de cumprir várias regras no plano ambiental.

“O que dizemos à população é que nada será feito que prejudique a ilha de Santa Maria”, garantiu o secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes.

“As imagens que as pessoas têm são dos grandes foguetões que saem da Flórida, de Kourou ou da China. Aqui, estamos a falar de uma coisa radicalmente diferente. É uma nova geração de pequenos lançadores, de baixo impacto ambiental e de ruído, com uma nova geração de combustíveis”, reforçou o ministro.

Em 2016, a Airbus lançou-se na construção de um porto espacial nos Açores. No entanto, as exigências do Estado em termos de segurança ambiental levaram a multinacional a desistir do projeto, um ano depois.

Em destaque

Subir